\ VÉLI BAHIA \ Projeto Velocidade recebe o Prêmio Ser Humano

Projeto Velocidade recebe o Prêmio Ser Humano

fotoartigo

Projeto que vem impulsionando crianças e jovens no Atletismo é premiado pela

Associação Brasileira de Recursos Humanos

       Foi por meio do Atletismo que o Professor Ferreirinha, criador da Escolinha de Atletismo Flamengo (EAF), enxergou uma possibilidade de mudança na perspectiva de vida das crianças da comunidade de Flamengo, povoado do Distrito de Jaguarari, interior da Bahia. Com o objetivo de apoiar e dar visibilidade à Escolinha de Atletismo, a VÉLI idealizou o Projeto Velocidade e selou, desde 2013, o compromisso de ser “ponte” dando visibilidade, impulso e sustentação a este projeto tão especial. Desde então a parceria entre a  VÉLI e a EAF, vem colhendo bons frutos e fazendo a diferença na vida de jovens e crianças do sertão baiano, que já colecionam títulos e conquistas regionais e nacionais.

       Nos últimos dez anos, a humilde comunidade de Flamengo vem se transformando em um lugar de superação e resultados extraordinários. Antônio Ferreira, mais conhecido como Ferreirinha, driblou as inúmeras dificuldades e criou, em 2006, um projeto social voltado para o Atletismo, modalidade até então pouco conhecida na região. Com escassos recursos próprios e alguma ajuda externa, Ferreirinha vem mantendo e dirigindo o projeto, sendo também o treinador e principal incentivador de cerca de 100 crianças e adolescentes que participam da Escolinha de Atletismo de Flamengo (EAF).

          Entre 2012 e 2013, a VÉLI estava buscando um projeto que estivesse alinhado com os seus valores pois queria apoiar alguma iniciativa que significasse um impacto social real e efetivo. Encontrou na EAF o que buscava e desde então, fortalece esta parceria e o seu compromisso com o projeto. Já conseguiu o apoio de outras empresas, como a Escola Baiana de Medicina e o Grupo Seleta, que abraçaram o projeto e o apoiam continuamente. Também foi através da VÉLI que a KORDSA, a Petrorecôncavo, o SEBRAE e o SENAC SERGIPE deram importantes contribuições ao projeto.  

Além de ser “ponte”, a VÉLI é também “pouso” para os atletas que, muitas vezes, não têm onde dormir ou comer quando vão competir em diferentes cidades. Em Salvador e em Blumenau, a VÉLI já hospedou e alimentou a turma de Ferreirinha com muita alegria e orgulho! E a parceria não para por ai. A jovem atleta Náviny Bonfim recebe uma ajuda financeira da VÉLI, mensalmente, desde 2013,  dentre outras formas de apoio ao projeto.


No final de 2016,
o Projeto Velocidade, teve a honra de receber da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Bahia – ABRH BA, o Prêmio Ser Humano 2016, na categoria Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. Este importante reconhecimento é mais uma forma de dar visibilidade e destaque ao projeto que necessita muito do apoio de outras empresas para a sua manutenção.

Com o Prêmio Ser Humano a ABRH tem o objetivo de estimular e divulgar boas práticas empresariais, em diferentes categorias, para que possam inspirar pessoas e organizações a seguirem o mesmo caminho.