\ VÉLI SANTA CATARINA \ Gamificação Corporativa: como trocar o sono da equipe por engajamento?

Gamificação Corporativa: como trocar o sono da equipe por engajamento?

 

 

 

 

 

 

Diante da sonolência vista em treinamentos tradicionais, você já se perguntou como poderia evitar essa fadiga para o seu time de treinadores e de treinandos?

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquele sono durante um treinamento corporativo ou uma integração de novos colaboradores. Você certamente sabe o que é isso! Então, entender o que está acontecendo no modelo de suas capacitações é o primeiro passo para realmente caminhar rumo ao seu objetivo de ensinar – ao invés de ver sua equipe ‘pescando’ nas apresentações da empresa. Ao identificar que adultos aprendem apenas quando querem, o universo da  gamificação corporativa provavelmente pode se tornar a solução inspiradora para seus problemas (e para o seu time)!

Para completar essa breve introdução, vale ressaltar que esse texto se trata de alguns pontos importantes como: engajamento; entusiasmo do ensinar e do aprender; alinhamentos e aprendizados conjuntos; colaboradores e o sentido no trabalho; conexão entre as pessoas e o propósito da empresa; entre outros insights de possibilidades trazidas pelos games corporativos. Então vamos aos fatos!

Seu público precisa de motivação e desafios

Se o tema de sua apresentação, por exemplo, é sobre as rotinas de uma fábrica, será difícil criar estímulos que alimentem o engajamento dos colaboradores, com aperfeiçoamento teórico.

Isso por que, conversas sobre esse assunto podem ser monótonas demais para este público. Ao falarmos sobre o que seu ‘público’ já conhece, é fundamental garantir que ele tenha desafios e novos modelos para pensar, agir e incentivar a aproximação.

E como a Gamificação Corporativa resolve essa questão?

Atualmente, pesquisas mostram uma realidade bastante crítica sobre engajamento e felicidade das pessoas nas organizações de todo mundo. E dessa falta de motivação que nasce aquela sensação de que o “tempo não passa” no treinamento, sabe? E é exatamente essa questão que a Gamificação ajuda a interromper.

A explicação é que o uso de games é capaz de provocar impulsos que impactam diretamente o comportamento do espectador. Com os Games para Empresas, seu público pode atingir o chamado estado de Flow, que estimula a atenção e o foco completo do público.

Para conseguir este estágio de atenção total, é necessário que exista o estimulo de todos os 3 sistemas cerebrais de cada participante, fazendo que eles se envolvam na tarefa e com o conteúdo. Estamos falando dos sistemas Límbico (emocional), Reptiliano e Neo-Cortical. Logo abaixo tudo isso vai parecer muito mais fácil!

O que envolve nossa consciência e aprendizado

Gerar o impacto no treinamento está relacionado a algumas técnicas (que usam e conectam nossas áreas cerebrais). Nesse contexto, podemos escolher melhores métodos de aprendizagem, seja para desenvolver um determinado processo ou implementar a integração de novos colaboradores.

A gamificação para treinamentos deve conter:

  • Envolvimento motor: o de decisão e movimentação no game;
  • Envolvimento emocional: com as tarefas e o roteiro do game (cores sons, storytelling, metáforas);
  • Envolvimento lógico: com informações e estratégias envolvidas.

Métodos de Aprendizagem: o modelo da i9Ação

O game corporativo traz a conexão dos colaboradores com o propósito e a estratégia da organização. Com a metodologia de gamificação, é possível sugerir trocas de informações, alinhamentos e aprendizados conjuntos, o que propõe a criação de redes de pessoas. A partir das possibilidades de inovação, a empresa passa a ser um local em que as pessoas podem encontrar sentido e atuar mais consciente sobre a importância de seu trabalho.

Este sentido não é só aquilo que melhora os índices de engajamento de sua organização, mas também aquilo que conecta as pessoas ao seu objetivo. Hoje, as pessoas buscam um lugar para agregar e aprender, e por isso as empresas não conseguem reter seus talentos sem oferecer oportunidade.

FONTE: http://i9acao.com.br/blogavatarh/gamificacao-corporativa-sono-engajamento/

Tem mais dúvidas sobre a Gamificação? Então, entre em contato com VÉLI RH e descubra como gamificar seu treinamento!

Em Santa Catarina: (47)3041-0041 ou pelo e-mail negocios.sc@velirh.com.br