\ VÉLI SANTA CATARINA \ Pontos chave para o sucesso de um processo seletivo

Pontos chave para o sucesso de um processo seletivo

 

Por Ana Koch *

 

O sucesso de um processo seletivo vai muito além de contratar do mercado seu profissional “ideal”. Há alguns pontos chave, muitas vezes subestimados, que podem sim fazer a diferença.

 

Employer Branding: Reputação da Marca

Para atrair pessoas para sua organização, tudo começa antes mesmo de um processo seletivo. Como você cuida de sua marca? Qual a imagem que sua empresa passa ao mercado? Por que é importante cuidar muito bem do clima organizacional?

De forma simplificada, employer branding é um plano de estratégias que visa promover a imagem corporativa a fim de atrair e manter profissionais interessados e motivados em trabalhar na empresa. Se, ao divulgar oportunidades, os colaboradores internos não indicarem conhecidos, ou ainda se a falta de currículos for um problema frequente, seu negócio pode estar enfrentando uma dificuldade maior do que o simples fato de ter poucos candidatos para selecionar. Talvez seja necessário investir em employer branding e na reputação da sua marca.

Fit Cultural

Valores, crenças, linguagem, postura, comportamentos e objetivos de vida dos candidatos devem ser investigados, avaliados e considerados durante a seleção e principalmente no processo de tomada de decisão. Esta investigação se chama fit cultural, ou seja, algo que evidencia que o candidato possui ideias alinhadas com os valores e a cultura da empresa.

Quem representa a empresa?

O profissional que está à frente do processo seletivo é quem está representando a empresa para o mercado: o embaixador da sua marca. Este profissional deve ser (no mínimo!) pontual, educado, cordial e bastante receptivo para proporcionar aos candidatos uma boa experiência em relação à marca.

O que o seu concorrente faz?

Outra dica importante é saber quais as estratégias e ações que os seus concorrentes adotam para atrair e selecionar pessoas. Saber das melhores práticas de mercado lhe permite criar novas formas, fazer diferente e surpreender seu público alvo. Além disso, é possível aproveitar o que é legal e melhorar ainda mais o seu processo.

Dinheiro

Não poderia encerrar este pequeno artigo sem falar de salário e benefícios. Aqui a regra é clareza e verdade. Seja bastante detalhista e verdadeiro ao apresentar a estrutura de remuneração para um candidato. Se possível entregue a oferta por escrito para evitar qualquer tipo de falha na comunicação. Apresentando-se desta forma a empresa demonstra organização e firmeza em suas práticas.

ATENÇÃO: Seja tão sensato, coerente e verdadeiro nos processos seletivos, quanto é com todas as demais práticas de sua empresa. O mercado se fala e coerência é vital!

 

* Ana Koch é gestora de R&S e Headhunter na VÉLI, Psicóloga e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas.

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