Três motivos essenciais para se fazer Avaliação de Desempenho
Por Flávia Kurth
Antes de se trabalhar na construção de ferramentas e de um modelo para avaliar o desempenho de colaboradores, é preciso entender claramente o propósito de se fazer a avaliação. E aí são três as principais justificativas:
Primeiro: Uma avaliação de desempenho bem estruturada, fundamentada não apenas em critérios de resultado, mas também em competências técnicas e de comportamento, serve para comunicar e esclarecer ao colaborador o que a empresa efetivamente espera dele em termos de performance.
Segundo: A avaliação de desempenho contribui para o alinhamento de toda a organização em torno de objetivos comuns, em torno de uma mesma identidade e do posicionamento corporativo. Isto porque os objetivos e metas da avaliação de desempenho de cada colaborador devem ser desmembramentos dos grandes objetivos da empresa.
E terceiro: A avaliação de desempenho é o grande pilar de apoio para outros vários processos de gestão de pessoas. É ela que alimenta, por exemplo, o plano de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, trazendo objetividade para a decisão de quem deve ser treinado no quê.
A Avaliação de Desempenho também municia os planos de carreira e os processos de crescimento por mérito, assim como provê conteúdo para os exercícios de feedback, trazendo fatos e dados concretos para o debate entre líderes e liderados.
Resumindo, qualquer empresa, independentemente de seu setor, de seu perfil de negócio ou porte deve ter um modelo estruturado de avaliar o desempenho de seus colaboradores tanto em termos de resultados quanto em competências comportamentais.
Afinal, empresas que visam o alto desempenho precisam levar suas pessoas ao alto desempenho!
Flávia Iezzi P. Kurth
Diretora Executiva
Véli – Soluções em RH
Santa Catarina